Tema: Por uma educação sustentável e transformadora

Neste ano de 2023, a quinta edição do Prêmio Você Faz a Extensão tem como tema: “Por uma educação sustentável e transformadora”, assim, estabelecendo ligação com as proposições da 20º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, bem como com o tema do 19º Encontro de Extensão (ENEX), no ano de 2023, intitulado por: “Despertando horizontes, ciências básicas e ações sociais transformadoras”.

O prêmio deste ano visa a premiação cultural e científica de estudantes extensionistas atualmente vinculados em projetos/programas cadastrados na PROEX/UFCA em 2022 e 2023, cujas atividades estejam no período de vigência, como forma de complemento à bolsa de extensão; os discentes voluntários participantes dos projetos/programas de extensão concorrerão com os bolsistas em igualdade de condições.

O que você encontrará nesta página:

Edições anteriores

Em 2022, com o tema “Por uma extensão cidadã”, a quarta edição do Prêmio Você Faz a Extensão contemplou trinta e cinco estudantes, buscando reconhecer iniciativas de ações de extensão universitária comprometidas o desenvolvimento social. O prêmio ocorreu em duas categorias: Melhores Vídeos (10 prêmios variando de R$ 400,00 a R$ 1.000,00 reais) e Melhores Trabalhos (premiando os três melhores trabalhos de cada área temática, com valores de R$ 400,00 a R$ 600,00 reais).

Em 2021, com o tema “Por um 2030 Sustentável”, a terceira edição do Prêmio Você Faz a Extensão contemplou trinta e três estudantes, buscando reconhecer iniciativas de ações de extensão universitária comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, pela primeira vez o prêmio ocorreu em duas categorias: Melhores Vídeos (10 prêmios variando de R$ 500,00 a R$ 2.000,00 reais) e Melhores Trabalhos (premiando os três melhores trabalhos de cada ´área temática, com valores de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 reais).

Em 2020, com o tema “Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança para a universidade pública e para a extensão”, a segunda edição do Prêmio Você Faz a Extensão contemplou cinco estudantes extensionistas da UFCA, buscando reconhecer e incentivar os trabalhos desenvolvidos pelos extensionistas da UFCA, e valorizar a aproximação entre a comunidade acadêmica e comunidades externas à Universidade. Os prêmios obtiveram valor gradativo entre R$ 500,00 a R$ 1.750,00.

Em 2019, a primeira edição do Prêmio Você Faz a Extensão contemplou três estudantes, buscando tornar os extensionistas e suas respectivas ações reconhecidos pela comunidade do Cariri através das redes sociais. Os prêmios obtiveram valores de R$ 1.500,00, R$ 1.000,00 e R$ 500,00 reais, respectivamente.

Quem pode participar?

Podem participar estudantes extensionistas (bolsistas e voluntários) das ações vigentes na UFCA.

Importante: cada estudante só poderá concorrer em uma das categorias (Melhores Vídeos ou Melhores Trabalhos), não sendo cumulativa a premiação. O candidato poderá concorrer como integrante de apenas 1 (um) projeto/programa como autor principal ou co-autor. O prêmio será dado somente ao autor principal, não se estendendo aos demais estudantes e coordenadores/tutores do projeto/programa.

Como participar?

Confira atentamente o regulamento no Edital nº04/2023.

Melhores Vídeos

Serão premiados dez estudantes extensionistas com os seguintes valores:

• 1º lugar – R$ 1.200,00 (mil e duzentos) reais;
  • 2º lugar – R$ 900,00 (novecentos) reais;
  • 3º lugar – R$ 700,00 (setecentos) reais;
  • 4º lugar – R$ 600,00 (seiscentos) reais; e
  • 5º lugar ao 10º lugar – R$ 500,00 (quinhentos) reais cada.

Inscrições: as inscrições deverão ser feitas até 20/08 no formulário disponível em forms.ufca.edu.br. No ato da inscrição é necessário fazer upload do vídeo em algum serviço de hospedagem de arquivos em nuvem (como Google Drive, Dropbox, etc.) e inserir o link de acesso do vídeo no formulário (Lembre-se de deixar o acesso ao link aberto). O vídeo deve atender aos critérios estabelecidos pelo Edital nº04/2023.

Melhores Trabalhos

Serão premiados os melhores trabalhos no valor total de R$ 13.600,00 reais, nas áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. As 2 (duas) áreas temáticas com maior número de inscritos na categoria terão os 5 (cinco) melhores trabalhos premiados.

Os três melhores trabalhos de cada área temática receberão:

• 1º lugar – R$ 600,00 (seiscentos reais);
  • 2º lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais);
  • 3º lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais);

Para os trabalhos que obtiverem o quarto e o quinto lugar nas 2 (duas) áreas com maior número de inscritos receberão:

• 4º lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais);
  • 5º lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Inscrições: os trabalhos deverão ser submetidos na plataforma Doity, conforme regras de submissão disponíveis na página Submissões.

Acompanhamento do Edital nº 04/2023

Acompanhe aqui a publicação dos documentos relacionados ao edital do prêmio.

Materiais de apoio

A PROEX/UFCA preparou alguns materiais que podem ajudar na elaboração dos vídeos.